sexta-feira, 16 de julho de 2010

Santa Ceia Quem pode participar?

Quero adiantar que não é mencionado nas escrituras sagradas e nem escrito que para participar da ceia do Senhor precisa ser batizado. Vejamos: Que em determinadas igrejas, os lideres impõe condições e critérios para que os membros (irmãos) possam participar da ceia. Exemplo: Ser batizado, ter a união civil legalizada perante a lei, determina certa idade, estar com o pagamento do dízimo legalizado, e outras doutrinas criadas pelo homem, e com isso, acabam deturpando a palavra de Deus, a qual em I Coríntios 11.28 e 29, diz: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Amados, qual o seu discernimento sobre esta palavra: Examine-se, pois, o homem a si mesmo? Posso eu como Pastor proibir alguém a participar da ceia do Senhor? Vejamos o que diz o versículo seguinte João 6.37-40 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. “Assim Continuaremos a analisar mais as escritura Vejamos: que as crianças que foram ate Jesus e os Discípulos as impediram e Jesus Disse:
Marcos 10:13-16 Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam.
14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.
15 Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
16 Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.
Qual é o homem capacitado para julgar a consciência de outrem? Se alguém tomar a liberdade e desejo de participar da ceia estando em pecado, esse irmão irá prestar conta a Deus por sua insensatez. Assim, a única pessoa que tem capacidade para “saber e decidir se poderá participar da ceia ou não é o próprio irmão”. Porque a palavra do Senhor aos Romanos 8.1 diz: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
É interessante lembrar que muitos confundem a salvação com o batismo, mas vejamos o Evangelho de Marcos, capitulo 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ". Então se você crer, você já estar livre da condenação e portanto apto a desfrutar de todas as prerrogativas de um filho de Deus, entre elas, participar da ceia do Senhor. Portanto a única restrição que podemos ver à luz das Escrituras é primeiro ser um salvo o qual damos inicio com em “Romanos 10:09 diz “Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo”. a outra restrição é entre você e Deus, portanto examine-se a si mesmo e participe ou não, pois a função da santa ceia é trazer na memória dos amados irmãos que o corpo de Cristo foi partido por nós e seu sangue foi dado por nós devemos honrar o sacrifício de Cristo e procurar ter uma vida digna, honrada e viver na presença do Senhor. E divulgar o evangelho.

97 comentários:

  1. olá pastor gostaria de uma orientação sobre a santa ceia, eu era de uma igreja ha um ano . não sou casada e moro com meu namorado ha cinco anos. sou batizada mais sou impedida de tomar a ceia junto com os outros membros da igreja, segundo o pastor eu estou em pecado por viver junto com meu namorado o q ja considero marido devido o tempo q estamos juntos pois ja tenho duas filhas com ele, nesse meio tempo meu namorado entrou pra igreja tbm mais continuamos sem tomar a ceia e ele nem pode batizar por não ser casado comigo. não tenho condições financeiras agora pra um casamento nem no cartorio pq estamos desempregados e vivemos as custas de minha mãe q é aposentada.
    o q faço? pois não quero ficar sem ceiar e nem ficar longe da presença de Deus. eu sai dessa igreja e estou visitando uma outra mais não tenho coragem de dizer q não sou casada no papel.

    atenciosamente

    ana carolina macêdo

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Macêdo, a Paz do senhor Jesus , com muita alegria recebi sua pergunta; referente a santa ceia a bíblia não impede você de ceiar com Jesus pois este ato de ceiar é um ato de arrependimento e comunhão com Deus onde em memória lembramos que Jesus foi crucificado por nós pecadores, vejamos que em Marcos 14:22-26 Jesus pegou um pão e abençoando –o, o partiu e deu aos discípulos, e disse tomai isto é o meu corpo, em seguida pegou o cálice e tendo dado graça deu aos discípulos e disse esse é o meu sangue , o sangue da nova aliança derramado em favor de muitos.
    No livro de I Co 11:27 diz aquele que comer o pão e beber do cálice do Senhor indignamente(significa indigno aquele que não reconhece a soberania de Deus, não crê não ressurreição de Jesus, não acredita nas obras e milagres de Jesus, não crê que Jesus é o Messias o prometido) coisa que você não é Irma é indigna de receber a ceia do Senhor só quem pode impedir você de ceiar é você mesmo, a ceia não salva ninguém, porem tem muitas igrejas que tem normas internas isto tem afastado muita gente da congregação.
    Quanto ao seu marido ele tem que casar para ser batizado porque no batismo é enterrar o velho homem e nascer para Cristo, esqueça esta palavra de namorado agora vocês são esposo e esposa esse deve ser o tratamento entre vocês, a igreja que tanto cobra a legalização do casamento deve ajudar financeiramente vocês pois o dizimo serve também para isto é fácil cobrar mais difícil ajudar, não esconda do novo pastor tal situação explique que a vontade de vocês é legalizar(casar) mais estão passando por dificuldade financeira creio que ele vai ajudá-los, ser esconder tal fato e participar você se torna uma enganadora e mentirosa coisa que você não é, creio que devido seu testemunho você ganhou seu esposo para Jesus, com diz a escritura em I Co 7: 10-24. Deus abençoe você e toda sua família irmã qualquer duvida pergunte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. proibir quem somos nós, jamais podemos proibir alguém de tomar a ceia, entretanto não vamos deixar de ensinar a palavra de DEUS,pecado sempre será pecado jugo desigual e tomar aceia biblicamente está em pecado não vamos querer ajudar e destruir lá na frente, desse jeito os casais por qualquer bobagem e briguinha besta vai meter chifre do tamanho a do boi zebu vice versa trai um ao outro junta com outra e ela com outro fica na igreja como nada tenha acontecido tomar a ceia como toma qualquer vinho ou refresco e fica por isso mesmo, é assim que Deus quer não,não e não, min chame de quadrado quem quiser sempre vou honrar o que eu aprendi com os meus pastores que ensinavam a palavra genuína e pura, hoje com a mesma responsa
      bilidade de pastor pretendo honrar-los, volto a dizer não proibo ninguém de tomar a ceia, más se alguns dos fieis min procurar estado a vida irregular mostro o que abiblia diz e digo se quiser tomar dessa forma eu não vou proibir vocêr precisa regular a sua vida.( examine o homem assim mesmo )por causa disto há muitos fracos,doente e muitos que dormi. tem crente fraco e não sabe porque,doente e nem imagina porque! muitos dormindo tanto espiritual como fisico morto mesmo. oremos pela igreja do senhor que não é minha e nem nossa.

      Excluir
    2. Graça e Paz , amado Pastor Milton, alegro-me com a postagem do senhor grande é a alegria, a ceia do Senhor é para o cristão que confessou o senhor(Jesus Cristo) como salvador e reconhece Cristo como filho e que foi na cruz do calvario por nós, isto e a comunhão, por isto a palavra diz fazei isto todas as vezes em minha memoria, o casamento civil é somente para dar garantias de separação e direitos a bens, pórém a benção do pastor em nome de cristo jesus na vida dessas pessoas tem maior valor, pois és um servo e enviado de DEUS, claro que devemos ensinar e encentivar ao casamento civil, e no caso de pessoas brigarem e colocar chifre no ou mostra que tais pessoas não são convertidas a Cristo, apenas quero que alguem me mostre nas escrituras onde diz para ceiar deva ser casado e o examine-se a si prorio é justamente para os cristo fazerem uma reflexão se realmente tem uma vida no altar, digo és digno de levar o nome de cristao, tais como perdoar e ser perdoado, pregar o evangelho, falar e viver uma vida cristã, pois tais pessoas não poderiam nem dizimar e ofertar, orar, mais isto os pastores não falam porque os seus reinados estaria falidos isto si é pecado, eu prego o que vejo na biblia e nao tradição que pessaos me trazem de homens que vem passando de membra para membra que Deus abençõe.

      Excluir
  3. A PAZ DO SEHOR PASTOR

    MUITO OBRIGADA PELA ORENTAÇÃO, O SENHOR NÃO IMAGINA O PESO Q TIROU DOS NOSOS OBROS, ESTAVAMOS A PONTO DE DESISTIR.
    VAMOS CONVERSAR COM A LIDERANÇA DA IGREJA EEXPOR NOSSA SITUAÇÃO E PEDIR AJUDA.
    OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO DE VERDADE NÃO TEM IDEIA DECOMO ESTA NOS AJUDANDO.

    FIQUE COM DEUS E Q ELE TE ABENÇOE SEMPRE E ASUA FAMILIA TBM

    ANA CAROLINA MACÊDO

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina Macêdo, Deus continue a abençoarvocê e sua familia estou a diisposição de vocês. gloria a Deus pelas vidas de vocês amem.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, pastor.
    Sua reflexão foi equilibrada e bíblica.
    Quem dera a Igreja tivesse mais pastores como o sr.
    A Igreja teima em proibir o que a Bíblia não proíbe. Não podemos e nem devemos colocar um jugo sobre as pessoas. O jugo de Jesus é suave e alivia as dores, não o contrário.
    Muita gente está oprimida por isso.
    Continue nesse caminho.
    Em Cristo,
    Pr. Magdiel G Anselmo.

    ResponderExcluir
  6. Pr. Magdiel; A Graça e Paz do Senhor Jesus, a biblia é simples no seu ensinamento, porém ainda temos conceitos e doutrinas arcaicas e do homem que tem disvirtuado muito a palavra, tento passar a pureza e a santa palavra como ela é, que Deus continue a abençoar seu ministerio e você e sua familia, tenho acompanhado seu trabalho glorifico a Deus por issso. Amém

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor Pastor Paulo. Assim como nossa irmã Ana Carolina, também tenho algo a lhe perguntar a respeito da Santa Ceia do Senhor e gostaria muito de sua orientação. Sou convertido a seis anos, batizado nas águas e sempre ceiei. Sou auxiliar da congregação e professor de EBD. A dois anos atrás financiei um carro e estou pagando com muita dificuldade, nunca conseguir, por causa dessa situação, tirar minha CNH. O pastor da minha congregação saiu e veio outro pro seu lugar e este me disse que, por estar dirigindo um veículo sem habilitação, estava em pecado. Fiquei muito triste e ainda estou. Depois que ele me falou isto, deixei de participar da Santa Ceia, pois ele me disse que eu deveria examinar a minha consciência e que se ela não me acusasse, eu poderia Ceiar. Tenho deixado de ir nos cultos com vergonha dos meus irmãos. minha esposa está sofrendo também com essa situação. O que devo fazer? Por favor me dê uma "luz".

    ResponderExcluir
  8. Anônimo A Graça e Paz do Senhor Jesus, amado irmão, em primeiro lugar, saiba que tu és um amado de Deus e precioso para o reino de Jesus, vejamos 1º o que significa a palavra “pecado” sempre foi um termo principalmente usado dentro de um contexto religioso, descreve qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis reveladas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo(Jesus Cristo), ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu, transgressão de preceito religioso. não existe pecado pequeno ou grande, pois "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"(Romanos 3.23). O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de Deus, segundo I João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei(de Deus). Pecado é um ato, pois "cada um é tentado, quando atraído e concebido pelo seu próprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:14 e 15). Para que tenhamos salvação e desfrutemos da vida eterna, devemos tão somente crer ("Pela graça sois salvos, por meio da fé..." Efésios 2.8) que Jesus é nosso único e suficiente salvador, e confessar nossos pecados para sermos perdoados ("Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" I João 1.9). Lembre-se também que é necessário arrependimento, e não somente remorso, que nos leva a cometer novamente os mesmos erros por não termos mais lembrança da "culpa" que nos abateu.Sobre os pecados darei alguns exemplos, não matarás,não furtarás,não usará o nome do seu Deus em vão, dentre outros mandamentos; Referente a santa ceia em Ico 11:27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.
    Você amado não é indigno, você pode sim perante a biblia, ceiar nada o impede de participar da ceia; porém tem as doutrinas da igreja que você serve e está subemetido a autoridade do seu pastor; sobre a falta da CNH você deve fazer um esforço e obter a CNH pois caso a policía ou agente de transito o pegue dirigindo sem a CNH o veiculo será apreendido multado e você ficará por um tempo sem poder fazer o exame para a CNH e caso venha a envolver-se em ocorrência você será considerado negligente, imprudente, mesmo estando certo no transito a falta de CNH o faz errado e você perde a pericía, você como servo e professor da EBD deve dar um bom exemplo pois muitos se espelham em você, no meu ver você está arriscando e ao mesmo tempo errado em dirigir sem a CNH o que abilita uma pessoa a dirigir; ERRADO e não em PECADO, caso fosse considerado pecado o pastor deveria o afastar como lider e professor da escola, certo, eu glorifico o senhor Jesus pela sua vida. Continue a servir o altissimo e o mais ele fará.
    Qualquer duvida eu terei a alegria de ajuda-lo se assim eu puder meu email: paulocastro2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. É ESSE POVO ESTA INDO DE MAL A PIOR MESMO. UM CEGO GUIANDO OUTROS CEGOS. REALMENTE NÃO DISCERNEM O CORPO DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  10. Instituto téologico, a graça e paz ,realmente vôcê falou a verdade, discernir significa conhecer distintamente, por alguns lideres fazerem doutrina do homem é que muitos estão desviando do caminhos do Senhor, você apenas criticou mais não colocou sua posiçao biblicamente falando; porém Jesus foi a cruz por todos para que todos tenha a vida eterna e todos aqueles que reconhece e confessar Jesus como salvador pode ceia Deus abençoe a cada dia amado irmao.

    ResponderExcluir
  11. A paz e a graça irmão Paulo Castro.

    Gostaria de saber o que é realmente a igreja?
    Aguns dizem que é uma construção, ou um local, tipo - a porta da igreja está fechada, ou o telhado da igreja quebrou... em meu pensamento o certo seria as pessoas que são a igreja certo?
    ou seja: Jesus Cristo + Homem = Igreja.
    Deus se uniu com o homem e tornou a igreja, a qual é feita de pedras vivas q somos nós!

    as pessoas não dão tal importancia ao significado real do que seja a igreja.

    mas a luz vem.

    A paz do Senhor.

    Tamires Reis

    ResponderExcluir
  12. A paz irmão, a biblia é facil enteder quando realmente queremos um compromisso serio com DEUS, e quando decidimos ser seguidores de JESUS CRISTO! este tema acima e bastante serio e algumas igrejas estão brincando com isso, quem sou eu para proibir alguem de se aproximar de DEUS!? já tinha este esclarecimento, mas andando pela internet vi as suas respostas muito bom mesmo, respostas de DEUS!!! quero saber como deve ser servido a ceia do senhor?

    ResponderExcluir
  13. PASTOR À PAZ,
    PRECISO MUITO DE AJUDA, POIS FIQUEI AFASTADA DE DEUS 13 ANOS,
    NESSE MEIO TEMPO ME DIVORCEI, E A 9 ANOS VIVO COM UMA PESSOA,
    QUE CONHECI QUANDO AINDA ESTAVA AFASTADA, (VAI FAZER 02 ANOS QUE VOLTEI)
    ELE É DISQUITADO E INCREDULO E DIZ QUE NÃO VÊ NESCESSIDADE DE SE CASAR,
    AGORA SOFRO MUITO POIS NÃO TOMO SANTA CEIA PQ NÃO SOU CASADA...
    NOS DIAS DE CEIA SINTO CONSTRANGIMENTO, ME SINTO A PIOR CRIATURA,
    QUANDO O PÃO E O VINHO PASSAM POR MIM, (MAIS GRAÇAS A DEUS "ELE" ESTA TRATANDO ISSO EM MIM...)
    MAIS O QUE EU NÃO ENTENDO É QUE TOMAR A CEIA EU NÃO POSSO, MAIS FUI
    INDICADA PRA TER FUNÇÕES DENTRO DA IGREJA E UMA DELAS É TRABALHAR EM LIBERTAÇÃO, COMPAREÇO AOS CULTOS, SOU DIZIMISTA E OFERTANTE FIEL, ME ESFORÇO EM OBEDECER A PALAVRA, MAIS E SE A MINHA PASTORA DIZER QUE NÃO POSSO? COMO ME RETRATAR COM ELA?!
    RESUMINDO, POSSO OU NÃO TOMAR A CEIA MESMO SEM SER CASADA NO PAPEL?
    AGRADEÇO DE CORAÇÃO
    FICA NA PAZ

    FABY

    ResponderExcluir
  14. A paz do Senhor Pastor Paulo...
    Quero parabeniza-lo pelo blog pois esta esclarecendo muitas duvidas sobre a santa ceia...
    Como pode o povo de algumas igrejas impedir os cristãos de tomar santa ceia pois é o corpo de Cristo que foi derramado pelos nossos pecados...
    Deus abençoe tremendamente teu ministério e esse blog q sejaferramenta usada pelo Senhor a cada dia fica na paz do Senhor... Fabiana

    ResponderExcluir
  15. A paz do SENHOR JESUS,pastor queria que o senhor me terasse uma dúvida.Uma pessoa pode tomar a santa ceia em dois ministérios???achei estranho qd soube que um irmao da minha igreja assim o fazia e com o conhecimento do pastor presidente! agradeço desde já e fique na paz de CRISTO

    ResponderExcluir
  16. Fabiana Amada irmã que Deus te abençõe a cada momento de sua vida em tudo seja glorificado o Senhor Jesus, AMÈM

    ResponderExcluir
  17. Amado irmão Anonimo, Deus te abençõe a cada momento de vida e continue a usa-lo na obra e ministerio, 1º a pessoa deve saber o significado de ceiar, que é o arrependimento e o reconhecimento de que Jesus Cristo deu a vida por nós pecadores,e que JESUS é o salvador, a biblia não menciona quantas vezes e nen a hora deve ser ministrada a "santa ceia",porém todas as vezes que for assim ministrada o irmão dever participar se assim acahr que está em condição de participar deste banquete maravilhoso que é está na presença e trazer em memoria o Senhor Jesus. Deus te abençõe juntamente com sua familia e ministerio.

    ResponderExcluir
  18. Amada irmã Faby, peço descupa a irmã pela demora pois estava com problema de internet, Deus não leva em conta o tempo da ignorância At 17:30, mais este não é o teu caso, pois o que me relata você já era conhecedora da sagradas escrituras, em 1CO 7:13 diz para a irmã "NÃO" separar, mais viver e ganhar ele para cristo, irmã se você se arrependeu de ter afastado dos caminhos do Senhor e hoje está na casa e nos braços do pai como o filho prodigo, e o seu lider na sua igreja lhe deu um cargo não vejo o porque da irmã nao ceiar, a biblia não a proibi pois houve um arrependimento teu, isto que é o importante reconhecer o erro e arrepende-se, converse com o seu pastor(a) e explicar se você pode orar pelos outros, dizimar, ofertar o porque de nao se asentar a mesa com Jesus, Deus abençõe você e a familia e seu ministerio, saiba que és uma pedra preciosa para JESUS CRISTO pois o pai te ama e por ti deua a vida.

    ResponderExcluir
  19. Amém pastor, agradeço ter esclarecido minha dúvida!QUE o nosso bom JESUS possa a cada dia estar derramando suas bençãos infinita sobre sua vida,e que ELE continue te usando e dando autoridade divida no poder do nome de JESUS. Fique na paz do SENHOR.

    ResponderExcluir
  20. a paz do senhor servo o seu comentario esta otimo tem base (biblica)mais nao tem visao do alto se na sua igreja tiver crentes que ainda nao sao libertos de cigarros bebidas e etc eles tambem podem ceia que bela mesa de ceia a sua fica na paz jesus te ama eu tambem

    ResponderExcluir
  21. ANONIMO, quero que saiba que te amo em cristo Jesus, que não mencionei nada sobre o cigarro ou bebida porém vejo que és um otimo promotor e juiz muito ao contrario do que jesus ensina, a pessoa que com a propria boca e de livre e espontanea vontade e de todo coração confessar JESUS como salvador o que falta para este comer o corpo ou participar da mesa, não sou fariseu nem juiz apenas quero aproximar as pessoas de CRISTO JESUS, a pessoa que deve examina-se e a si proprio julgar e ceiar o que Deus quer é o coração puro fica na paz

    ResponderExcluir
  22. pastor fui proibida de tomar a ceia só porque não sentei no lugar que é especialmente para os jovens, não gosto de sentar lá, e sentei em outro lugar na igreja, por isso o pastor não deixou tomar a ceia isso é correto?

    ResponderExcluir
  23. Anonimo, amado(a) pelo que me diz, você não obedeceu a determinação do seu pastor, eu se fosse seu pastor lhe daria a ceia pois é um ato uma festa, um banquete especial eu não poderia proibir você de participar se este foi o motivo que me contou e logo após o culto chamaria você para conversar e saber porque não sentou no local determinado , pois tudo na casa do senhor é com ordem e decência ICO 14:40, procure seu lider conversa com ele e pede perdão por não ter sentado onde ele determinou e explica qual o motivo que você não gosta de senta neste local, Deus abençõe a cada momento de sua vida.

    ResponderExcluir
  24. obrigada pastor pelo comentario.

    ResponderExcluir
  25. PASTOR A PAZ SE NAO TEM PROBLEMA UM PESSOA QUE NAO É BATIZADO OU CASADO TOMAR A CEIA COMO FICA OS PECADO DELA O QUE EU SEI TEMOS QUE CASAR PARA SE BATIZADO PARA QUE POSSAMOS ASSENTAR NA MESA COM O SENHOR JESUS.
    COMO UMA PESSOA PODE SER BATIZADO E DEPOIS VOLTAR A MESMA VIDA DO PECADO COM A PESSOA QUE ELA MORAR NAO IMPORTAR OS ANOS QUE ESTAO JUNTO.
    E COMO PODE ESSA MESMA PESSOA COMER A CARNE DE CRISTO E BEBER O SEU SANGUE SE ESTAO VIVENDO NO PECADO.POIS NA HORA ELAS VAI SE ARREPENDER MAIS DEPOIS VAI CONTINUAR NO MESMO ERRO .ME PERDOA

    ResponderExcluir
  26. Anonimo, a paz e graça do Senhor Jesus, amado Irmão a pessoa que não é casado pode confessar Jesus como salvador ?, o batismo salva?, uma pessoa que estava morando junto com alguem Digo Marido e esposa que nao sao casados porém confessaram Jesus como unico senhor e salvador vierem a falecer estes serão salvos?, digo amado que estes de coração serão salvos mais se não comerem a carne de CRISTO não serão, porém a igreja tem que esforça para colocarem a vida do casal em dias(no altar), claro que eles não ficarão a vida sem casarem mais a santa ceia não está vinculada a nada disso, desde que estas pessoas aceitam Cristo de todo coração. eu não possso impedi ninguém ceiar com o "SALVADOR", Jesus disse Mc 2:17 "Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores". já em I Co 11:Diz "24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
    25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim". este "VOS" que Jesus fala e os salvos ou os pecadores amado Jesus deu a vida pelos já salvos ou pelos pecadores, claro que a pessoa não deve ficar em pecados mais deve a cada dia santificar-se, que não tem pecados? muitos lideres querem impedir porém nao ajuda as pessoas se consertarem fica na paz do ALTISSIMO JESUS.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Pr. Paulo

    A Paz de Cristo Jesus nosso Senhor.

    Fico feliz e louvo a Deus pela sua vida,que Deus o continue usando e iluminando.

    Em 1978 fui batizado,3 anos depois me afastei da igreja e,voltei a congregar com minha esposa com quem morei 16 anos junto tive 2 filhos em 2009.
    Em uma conversa com nosso pastor , um rapaz muito jovem e com mais ou menos 4 anos na graça de Deus,eu disse a ele que nao queria opurtunidades na igreja pois não era casado,e vinha de muitas loucuras na vida e queria me sentir verdadeiramente reconciliado com Deus. Senti a presença de Deus várias vezes e através de palavras pregações e orações.Tem um irmão que sempre que tem opurtinidade fala muito mal dos que se afastaram e voltaram como se fossem pessoas que jamais pudessem ter perdão.
    Como sou musico procuro ajudar nos canticos pois tenho uma certa facilidade pra cantar.E ai vem ele na opurtunidade dizer que não é cantar alto ou ter uma bela voz que nos leva para o céu.Ja penso em mudar de igreja mas minha esposa e filhos nao querem pois gostam muito do pastor e eu tambem , pois inclusive eles nos ajudara nos casar e com as alianças tb.Porém esse mesmo irmão que faz isso comigo é alguém que maltrata os enteados dele crianças de 8 e 10 anos na frente de todos na igreja e uma irma até o viu falar um palavrao grotesco depois dele descer do pulpito e ter pregado a palavra.Com tudo isso ele foi levantado a diácono ,não entendo pois olhando pelas escrituras Paulo o apóstolo diz em Timótio e Tito as qualidades que aquele que vai ser colocado como Presbitero ou almeje ter um cargo , pois deve pelo menos ter a sua casa em ordem , tenho orado , mas esta difícil .Gostaria de um conselho.pois ja questionei esse fato com o pastor mas ele não disse nada.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  28. A Paz de Cristo

    Uma outra coisa que esqueci de comentar anteriormente.
    Esse mesmo irmão que considera imperdoável a volta dos que se afastaram,diz que seria impossível uma pessoa que se afastou ser um diácono ou pastor , devido a minha situação passada , mesmo tendo me casado , arrependido ,e andar nos dias de hoje dentro da palavra de Deus isso não seria possível?Jamais poderei ser um presbítero ou pastor?
    Pelo que ja sondei na igreja o pastor não pensa assim , mas não me sinto a vontade de dizer que gostaria muito de ser um presbítero na casa do Senhor de ir subindo gradativamente.não simplesmente ser um pastor pq estudei e tenho diploma mas por uma escolha divina se assim o Senhor o quizer.(Não desprezo o estudo de forma nenhuma).Quanto a Santa Ceia concordo com o o Sr. Pr. Paulo Se somente os sem pecado pudessem tomar a Ceia do Senhor Jesus somente as crianças abaixo dos 13 anos seriam únicas dignas de fazê-lo.
    Obrigado Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  29. Filho Prodigo, a Graça e Paz do Senhor JESUS CRISTO, fico feliz e já dou gloria a Deus por seu retorno aos braços do Pai, creio que este é mais um sinal que Jesus te ama e que você o ama também pois somente voltaria para a casa de Jesus se ele o aceitasse como o aceitou, amado irmão não vou julgar o "Irmão que te pesegue" mais as atitudes dele não condiz com a de um servo, pois se ele fala dos que um dia se afastaram e retornaram como ele pode pregar o evangelho do arrependimento e o perdão de Deus para com os pecadores, digo para "VOCÊ NÃO SAIR DA IGREJA MAIS PERMANECER FIRME AO LADO DO PASTOR PARA AJUDAR A OBRA DE DEUS" pois Deus tem um planopara ser usado atraves de você, peço que continue a orar pelo o Irmão para DEUS o libertar, das contendas e difamação, ame-o de coração, pois Jesus foi cruxificado por pessoas que também eram conhecedores da lei e da igreja, e se você o incomoda por louvar glorificar e ter retornado é porque tu és luz oriento que não discuta e nem se deixe levar pelos comentarios do irmão; "VIGIE e ORE SEM CESSAR" medite na palavra Mt 26:41 ; colossenses 4:2 ; I Ts 5:17 ; ver MT 5:44 diz "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" Deus seja contigo amado eu estarei orando e pedindo a Deus que continue a usa-lo n a obra do Senhor Deus fica na paz amado Jesus te ama.

    ResponderExcluir
  30. Filho prodigo, não se deixe levar pela ofensas e palavras deste irmão e vejo que ele não está preparado para pregar a palavra do arrependimento e perdao veja o que Jesus responde ao discipulo em MT 18:21-35 sobre o perdão, veja o Apostolo paulo, foi perdoado e servo e discipulo chamado por Deus, Davi quantas vezes foi perdoado, e aquele que não tem pecado já é um mentiroso não deixe o odio entrar em seu coração leva estes versiculos para mostrar a ele e não discuta Deus é contigo medite em Isaias 41:9 -13. Deus o abençõe. você e sua familia e ministerio.

    ResponderExcluir
  31. Ola pastor a paz do Senhor Jesus!
    Tenho uma dúvida...
    Porque na Biblia naum tem referencia de mulher tomando a Santa ceia? pq só os homens tomavam?
    se se tiver referencia gostaria que o senhor me mostrasse...
    Desde ja Agradeço..e lhe parabenizo pelo Blog..

    ResponderExcluir
  32. A Paz do Senhor Pastor,
    Estava fazendo um estudo sobre a Santa Ceia e achei o seu blog. Louvo a Deus pela sua vida e seu ministério, pois vi que o sr. não usa de pré julgamentos e pré conceitos. Decidi fazer esse estudo pela variedade de opiniões que existem a respeito do tema. Sou membro do corpo de Cristo e tenho um pastor da qual não posso reclamar, sempre disposto a nos orientar e exortar. Na minha igreja em dias de Santa Ceia é orientado que examinemos a nós mesmos como diz em 1 Cor 11:28 e se houver algo que nos impeça de cear que peçamos perdão para cear. Como o sr. já mencionou tbm concordo que não existe pecadinho e pecadão e que não tem um só dia em que não cometemos pecado, mas o meu conflito é sobre a imoralidade sexual, que é quando pecamos no templo do Espírito Santo (1Cor. 6:18), eu não acredito que possamos recuperar a santidade em apenas alguns minutos, pois trata-se de um processo diário.. Digo isso, pois é o que acontece comigo, tenho namorado e temos relações sexuais, não é algo deliberado, mas eventualmente inevitavelmente acontece, o meu arrependimento é instantâneo, pois minha consciência me incomoda, mas até em oração uso de sinceridade com o Senhor pois não sei se posso dizer que nunca mais farei de novo... o que acontece é que desejo obedecer a Deus , mas não consigo e acabo fazendo que eu não quero que é entristecer o Espírito Santo... Por isso não participo da Santa Ceia até chegar ao altar. Faço errado dessa forma? Pois realmente me sinto indigna de cear... Ou devo constantemente estar me arrependendo e ceando, ainda que a minha vontade é de abandonar o pecado, mas acabo pecando...?

    ResponderExcluir
  33. Olá pastor Paulo,
    estou diante de uma situação que pra mim é complicada. Há 3 meses a minha igreja não tem ceia, domingo passado fui perguntar ao pastor da minha igreja o porque disso e ele me respondeu da seguinte forma:"Eu tenho visto muitos irmão que não participam entendendo o que fazem, então resolvi suspender a seia até as mesmas sentirem falta e me procurarem. E também é uma forma de impedir que essas pessoas se condenem".
    Ora eu fiquei entre dois pensamentos, 1º e de imediato o que veio a minha cabeça foi Prov. 11:13 "O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto." Então fiquei com aquilo pra mim. mas hoje a tarde refletindo sobre esse assunto mais a fundo e buscando a orientação bíblica mais uma vez me veio o 2º pensamento que está baseado em 2 joão 9-11 "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
    Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
    Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." Diante desse último cheguei a conclusão que apliquei o 1º pensamento de forma errada, pois ao me calar me fiz participante com ele e desde então meu coração está sangrando diante de tamanha culpa. Não sei como agir diante dessa situação. Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  34. Amado Irmão Fabio, a graça e paz do Senhor Jesus, continue a perseverá, não vou entrar na seará do seu pastor, porém eu nao tomaria esta atitude de não celebrar a santa ceia, por alguns irmãos não está ceiando, daria a ceia a quem quer e iria a procura das ovelhas que não estao ceiando para saber o porque , o motivo desles nao participarem , pois a igreja não pode ser punida por falha de alguns, o cristão tem que ter sabedoria, discernimento, entendimento pois o justo nao pode pagar pelo pecador. Deus continue a abençoa-lo a cada dia.

    ResponderExcluir
  35. Pastor
    PRESCISNDO DE UNS CONSENNHOS.
    EU SOU NOVA CONVERTIDA E AINDA NÃO ME BATIZEI
    MAIS TOMEI A SANTA CEIA E ALGUNS IRMÃO ME CRITICARAM TÔ ME SENTIDO MAL COM ISSO. TÔ COM VERGONHA DOS IRMÃOS DA IGREJA OQ EU FAÇO AGORA? TOMAR A SANTA CEIA ANTES DO BATISMO É PECADO??

    ResponderExcluir
  36. Amada Irmã anonima, o batismo nada tem a ver com a santa ceia, justamente quando a palavra diz para não tomar indignamente é justamente que não confessou Jesus como salvador, você não está em pecado por esta atitude é vontade sua participar do corpo e você fez isto confessando, agora você não pode deixar passar a 1ª oportunidade de batismo, ate mesmo porque o certo era batizar logo ao confessar Jesus como salvador, e muitas igrejas fazem o batismo uma vez por ano, Deus continue a abençõa-la tu és preciosa para Jesus.

    ResponderExcluir
  37. Sou batizado e voltei pra Cristo depois de um tempo afastado dos caminhos do Senhor. Durante esse tempo comecei a fumar e ainda nao consegui parar. Gostaria de saber se posso participar da ceia assim mesmo ou nao.

    ResponderExcluir
  38. Anonimo amado servo a biblia não menciona nada sobre o cigarro, porém sabemos que o cigarro traz grandes maleficios(doenças) para o corpo como insuficiencia respiratoria, cancer de boca, garganta e dentre outras com isto destruindo o corpo que é templo do espirito santo, ore e esforça-te para libertasse do cigarro.pois tu és precioso para Cristo

    ResponderExcluir
  39. Graça e paz de cristo.
    Pastor recentimente errei e trai a minha namorada, o q devo fazer sou levita, pedi perdão a Deus, e fiz um novo proposito com Deus, devo me confessar a ela? Ou no intimo apenas o meu arrependimento e converção dos maus caminhos resolve?
    Por favor preciso de uma orientação.

    ResponderExcluir
  40. Anonimo, Graça e paz de Cristo, louvado seja Jesus cristo, por o Espirito santo te convencer do pecado, o 1º passo você já deu que é o arrependimento, e pedir perdão a Deus(Jesus),porém você pecou contra a sua namorada e você deve pedir perdão a ela, e procurar seu pastor e confessar a ele também pois tu és servo e está sobre a guarda e cobertura do seu pastor que é homem escolhido por Deus para guiar este rebanho de irmãos que tu faz parte, não deixe o inimigo atrapalhar sua vitoria pois Deus o ama muitissimo és uma joia preciosa para o Reino de Deus, Que a Graça e a paz de Jesus Cristo seja contigo pois Cristo és contigo sempre. gloria a Deus pela tua vida.

    ResponderExcluir
  41. A paz do Senhor pastor.Bom queria tirar uma duvida,é que eu sou jovem tenho 16 anos eu queria namora uma pessoa mais ela não é evangelica e nem frequenta a igreja vive em balada mais axo que eu sento algo por elle e elle diz gosta de mim.Sou Batizada na igreja e não sei se é certo tentar te um relacionamento que começará escondido dos pais.
    por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  42. Anonimo, a Graça e Paz, louvado seja o Deus criador do Ceu e da Terra por tua vida,amada o melhor e correto seria 1º conversar com seus pais pois a palavra em Exodo 20:12 diz Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá;, nunca esconda nada de teus pais e lider da igreja(pastor), outro caso que o casal seja cristão ou seja professe o mesmo Deus, por isso que ele seja convertido ao Senhor JESUS, pois um namoro que seja escondido ou usando a mentira começa errado pois o pai da mentira é satanas, em ICo 15:33 diz Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes, isto que dizer que por ele frenquenta as baladas(festas mundanas) pode e tende a te levar para o mundo o afastando de Cristo ainda que você não quera. Deus te abençõe e te guarde, serva precisa do Senhor.

    ResponderExcluir
  43. PASTOR PAULO, A PAZ DO SENHOR!!!
    GOSTARIA QUE O SENHOR ANALIZASE COM CAUTELA A PALAVRA "INDIGNAMENTE", QUE, DIZ EM 1CORINTO 11.27,
    POIS ELA NÃO TEM NADA A VER COM O QUE O SENHOR FALOU ACIMA PARA UMA JOVEN SENHORA.

    ResponderExcluir
  44. Olá amados; a Paz seja com todos.
    Quanto à Santa Ceia, existem polêmicas e controvérsias; interessante que alguns são impedidos de serem batizados ou tomarem Santa Ceia se não tiverem andando conforme os preceitos da Igreja. Pois Bem! Faz dois meses que um irmão faleceu em um acidente e não foi batizado porque morava com sua companheira e ela é católica, porque não eram casados, apesar do irmão pedir ao Pastor que queria ser batizado, mas o Pastor recusou-se a fazê-lo visto que o irmão estava em pecado na sua casa... É Lícito esta atitude? O irmão morreu sem receber o batismo. Semana passada houve a Santa Ceia na Igreja e o Pastor foi categórico: Só pode tomar Santa Ceia os que são batizados... Maravilhoso isso, não? Batismo não pode... Santa Ceia, não pode... Mas, pode dizimar e ofertar? Será que às margens do Jordão, quando João ministrava o batismo havia alguma placa escrito: SÓ PODEM SER BATIZADOS OS QUE SÃO PERFEITOS? E na Santa Ceia do SENHOR: Quem era digno de participar... Pedro, rude pescador, beberrão, encrenqueiro e que negou Jesus por três vezes, mesmo depois de ser revestido ceando com o Mestre? Mateus, cobrador de impostos? Judas que o traiu? Ou os demais que abandonaram Jesus quando Ele foi preso? Amados, vamos parar com esta hipocrisia? TODOS têm direito, à Santa Ceia, ao batismo e à Salvação; inclusive as criancinhas; pois delas é o reino dos céus.. No mais, o único que pode Julgar quem deve ou não é o Senhor; mas está escrito: Deus enviou seu Filho ao mundo não para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. João 3;17. E tenho dito! Fiquem todos na Gloriosa Paz do Senhor e vamos arrebatar o maior número de pessoas para o Senhor... Este recado é para os "santos"... Maldito aquele que diz que não tem pecados; está enganando a si mesmo e aos outros. Deus abençoe aos humildes de coração.

    ResponderExcluir
  45. A paz do senhor, venho por meio desta confessar algo que me pertuba há anos. Fui noiva durante 7 anos com uma pessoa que amava muito, nos separamos pois eramos imaturos e brigavamos muito, portanto, fazem 17 anos que estamos separados, me casei com outra pessoa, a qual é evangelica motivo pelo qual me tornei evangelica tambem, no entanto, nunca esqueci meu ex-noivo. Isso me pertuba, me impede de ter um proximidade maior com Deus, busquei ajuda a um amigo psicologo e pasto, mas não tive coragem de me expor. No entanto este meu amigo me disse que nosso cérebro reage confome o alimento que fornecemos a ele, sendo assim, uma vez que uma lembrança é reativada, as emoções passam a ser as mesmas da época em que esta lembrança aconteceu. Ou seja, o que sinto hj é muito real. Infelizmente reencontrei essa pessoa a 2 anos na internet e pra minha surpresa ele esta casado com uma mulher evangelica e pra minha surpresa maior ainda, ele disse que ainda me ama e que nunca me esqueceu. Minha cabeça pirou, cortei o relacionamento com essa pessoa, pois assim que o encontrei nos falamos via internet por 2 semanas, mas meu emocional explodiu e eu achei melhor cortar relações, porém, não consigo parar de pensar que nós poderíamos ter dado certo. Pra falar a verdade, não consigo nem pedir pra Deus tirar essa pessoa do meu coração, pois na hora que vou falar isso na oração, minha boca trava, não consigo falar. Sei que tem ai 3 situações: uma que é neurológicaa, ou seja, foge ao meu controle - é fato. a outra é emocional, e a outra espiritual.

    Preciso de ajuda, não aguento mais sofrer. Também não me vejo me separando de meu mario e não quero magoá-lo.

    ResponderExcluir
  46. Paz do Senhor, Pastor quero agradecer a Deus por seus exclarecimentos que lemos, estou com um problema ajudo em uma congregação, sou convertido a 5 anos consagrado a obreiro mas de 1 ano pra ca voltei a fumar mesmo que somente a noite 3 4 ou ate cinco cigarros por dia, não sei se é vicio mas é um hábito, eu Estou em pecado? mesmo não sendo exagero? Gostaria de sua orientação pois pelo que vejo usa palavras sábias sem condenar ninguem.

    ResponderExcluir
  47. Anonimo, Graça e paz do Senhor Jesus, amado irmão a biblia não menciona nada sobre o cigarro, porém em ICo 3:16-17 Diz: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado; o cigarro contém + de 6.000 produtos toxico isto destruirar teu corpo e saude, assim destruirar o templo de Deus que és tú, onde automaticamente o espirito santo será expluso por tuas maos, eu creio que não seja teu desejo expulsar o espirito santo, tu és uma morada do Espirito santo e especial para Deus, expulsa o cigarro de tua vida Deus te ama, E Deus é Contigo.Amém

    ResponderExcluir
  48. Amada irmã você tem que orar e pedir a Deus para te libertar desse amor louco e dessa paixão doentia, pois tem que amar teu atual esposo e dedicar a Deus e a ele, aparte do mal e desse ex noivo e matenha distancia pois ainda não foi liberta, do passado, e se começar ter contato com o ex noivo vai acender o desejo que hoje seria o adulterio, veja que o mesmo hoje está casado com uma serva do sehor, assim caso tenha contato pessoal e chegue a adulterio mesmo em pensamento da brecha ao adversario e acaba tocando num ungido de Deus que seria no teu esposo e na esposa do ex vigia e ore pois este é um sinal que o inimigo quer e procura destruir porém se ficar no esconderijo do altissimo e aos pés de CRISTO o inimigo não o destruirá saibas que tu és a menina dos olhos de DEUS. e que Deus é contigo nunca solte a maos de JESUS para que não venha cair.

    ResponderExcluir
  49. A Paz do Senhor.

    Meu nome è Ariane tenho 23 anos.

    Pastor eu sou evengelica faz 10 anos mas me desviei do caminho de Jesus.
    Voltei agora estou bem com Jesus agora.
    Mas nesse tempo q eu andava desviada do caminho de Jesus , eu econtrei uma pessoa faz 3 anos, estou com ela ate hoje. Estamos nos preparando para casar so q eu e ele pecamos juntos e eu ñ me sinto digna de tomar a santa ceia.
    Gostaria de saber se eu posso agora ou so depois do casamento posso tomar a santa ceia.

    ResponderExcluir
  50. é pecado eu estimular meu clitóris quando estou tendo relação sexual com o meu marido? se não é pecado é pecado eu fazer a mesma coisa estando sozinha?

    ResponderExcluir
  51. Pastor Paulo, a paz do Senhor! Meu nome é Fábio, gostaria de entrar num asunto com o senhor, o qual causa muita dúvida ás pessoas.
    Em muitas igrejas, só se pode ceiar e ser batizado nas águas, aqueles que são casados por Lei.
    Quero especificar as pessoas que moram juntas como marido e mulher, sem oficialmente serem casadas.
    Ora em Gênesis 2:24 diz:Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne;em nenhum momento, pelo menos desconheço, a bíblia cita que é apenas válido o casamento que a nossa cultura conhece ( civil e religioso).
    Ora Jesus vei cumprir a Lei, e nos mostrou que devemos ser sinceros , verdadeiros nas nossas obras o adorando de todo o coração.
    Visto isso, Por que, que duas pessoas que se amam, moram juntas e testificam de coração para Deus, esse amor, e testificam para os homens que estão juntas e as vezes têm até filhos, mostrando a todos que um é para o outro e em uma só carne vivem, por que elas são impedidas, em algumas igrejas, de participarem de algo tão maravilhoso que é o batismo e a ceia do Senhor.
    Esses que as impeddem não seriam semelhantes aos escribas e farizeus os quais não entram no céu e não deixam os outros entrarem, devido a essas criações de religiosidade?
    A minha opinião é que muitos estão perdendo o reino dos Céus por falta de comhecimento, por serem enganados e caírem em ensinamentos de demônios. Deus conhece os nossos corações e as nossas mentes. Qual é o ritual que vai fazer a gente entrar no reino de Deus? Que a paz e a graça de Deus esteja contigo meu irmão! Amém!

    ResponderExcluir
  52. Bom Dia Pr. Paulo


    A Paz do Senhor Jesus!

    Bem... Mim chamo Caitiane tenho 19 anos e a mais ou menos sete meses eu aceitei JESUS como meu Salvador, em um culto que um irmão estava fazendo na casa de minha sogra [onde moro atualmente].
    Mesmo depois de ter aceitado o Senhor como meu salvador eu continuei a fazer coisas mundanas que não são do agrado de Deus.
    Após alguns meses. Após algumas lutas e provações eu vi que Deus realmente tinha algo em minha vida e mim reconciliei com Jesus isso já vai fazer três Meses [e eu não quero eu afastar NUNCA MAIS de meu DEUS]..
    Ainda não mim batizei, mas oro a meu Deus pra que eu receba essa benção do batismo..
    Bom.. A minha duvida pastor em relação a Santa ceia é que eu namoro há 1 ano e 6 meses com um rapaz.. ele é conhecedor da palavra porem esta afastado da igreja.
    Há 4 meses eu fui morar com ele e a mãe dele por algumas circunstâncias que a vida mim proporcionou, mas estou muito feliz e sei que tudo aconteceu pela direção de Deus..
    Mas eu tenho uma grande duvida...
    Sei que estou em pecado pelo fato de ter uma relação com meu namorado da qual não é oficialmente legalizada [o casamento no papel]..
    E sei que na lei de Deus não é correto ficar vivendo em uma relação assim
    Mas eu to esperando no tempo de Deus.. ele fará tudo no seu tempo..espero em Deus tão somente nele..
    Sim..na igreja da qual eu congrego o pastor sempre realiza uma semana de oração antes da santa ceia..
    A minha duvida é se posso ou não ceiar..pelo fato de ter uma relação que não esta correta conforme a lei de Deus e ainda não ser batizada..
    Quero muito participar dessa grande benção que é ceiar ..
    Sei também que antes de ceiar tenho que mim auto examinar e ver se realmente estou preparada para ceiar..pq caso não esteja estarei comendo e bebendo para minha própria condenação..
    Pastor espero que o senhor tenha mim entendido..

    Que o Espírito Santo de Deus venha habitar a tua vida..!!
    Que Deus Abençoe você e sua família e seu ministério..

    Aguardo a sua ajuda.. o seu conselho...

    ResponderExcluir
  53. Pastor Paulo, a paz do Senhor esteja contigo.
    Sou batizada, mais depois q minha mãe veio a falecer (a sete anos atrás), perdi a vontade de sair e de ir p a igreja. Estou me reerguendo agora. Mais estou com um problema: Namoro com um rapaz hà 8 anos e foi inevitável esse tempo todo não termos relações sexuais, já estamos comprando as coisas p casarmos e procurando casa. Minha dúvida é: Agora q eu estou voltando para Jesus, eu posso ceiar?

    ResponderExcluir
  54. A Paz do Senhor Pastor.
    Bom Pastor queria te pedir uns conselhos.
    Eu sou uma mulher de 16 anos,a mais ou menos 1 ano e meio a traz estava namorando um garoto e não estava indo pra igreja mais cresci conhecendo a palavra de Deus pois minha mãe é evangélica...Bom nesse namora de um ano e meio veio minha filha Linda que hoje esta com 8 mes e quando eu estava com 5 meses de gravidez larguei do meu namorado porque ela começou a usar mais drogas e a beber mais e me ameaçou mais eu sei que ele gosta muito de mim e eu tbm...Mais quando eu larguei dele voltei pra a igreja firme em Deus me arrependi de todos os meus erros na passado e me batizei,mais só que ainda gosto muito da pai da minha filha.Só que eu tenho uma promessa de Deus na minha vida que ele tem um preparado para mim,mais eu não consigo esquecer meu ex só que meu pai não autoriza eu a voltar com ele porque sabe de tudo o que ele faz...
    E eu não sei o que faze ele agora esta preso...Por causa dos "amigos".E ele não liga pra própria filha.mais eu amo muito ele
    E não sei o que fazer pra esquece-lo
    Me ajude por favor
    Eu estou orando mais Deus esta calado

    ResponderExcluir
  55. PASTOR... É PECADO CRENTE IR NO PSIQUIATRA E TOMAR ANTDEPRESSIVO ..MESMO QUANDO JA ESTA SOFRENDO A UM ANO.. E TEM ORADO ..E OPTOU POR BUSCAR O PSQUIATA? COMO O SENHOR CONSIDERA ...PERCA DE FÉ ....??

    ResponderExcluir
  56. Anonimo, A Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo, não é pecado procurar recursos medicos, o Senhor Jesus, diz em Mc 2:17que os sãos não necessitam de medicos e sim os doentes, pois bem existem 2 tipos de doenças a espiritual e a patologica, você só toma o cuidado de procurar um bom especialista e cuidado com os tipos e quantidade de antidepressivos , continue a orar sempre e participar de alguma forma dos trabalhos da Igreja, procure participar de caminhadas, esportes para descontrair um pouco e não ficar pelos cantos somente com efeito dos remedios, pois Jesus também usa os medicos DEUS te abençõe e te cure para honra e gloria do SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  57. Pastor Paulo quero saber se temos que quando cometer algum pecado, temos que confessar para nosso pastor? Sendo que na bíblia não diz que temos que confessar nosso pecado para homem e sim pra Deus (1 joão 1:9) ? Porque a maioria das igrejas diz que se confessamos para Deus não basta? temos que confessamos nos expor para o homem e sendo que Deus esquece o nosso pecado e o homem vai ficar sempre com os pés atrás com quem cometeu o pecado! Me xplica ?

    ResponderExcluir
  58. A paz do Senhor..
    Bom Pastor queria sabe se posso tomar a santa sei
    de uns tempo pra cá sai com umas amigas fui numa festa com ela.Sou batiza mais não queria magoa-la pois era o aniversário de uma e ela é muito minha companheira e considero ela muito.e eu fui acabei entrando no embalo delas,agora eu vejo que errei e estou com muito peso na consciência ja pedi perdão a Deus mais pareçe não ser suficiente por que não sai da minha cabeça
    e agora o que faze .

    ResponderExcluir
  59. Graça e paz. Qual é a realidade sobre piercing? O que biblicamente condena o uso dele(se o condena)?
    Seria apenas o escandalo causado pelo choque de costumes entre o uso do piercing e a igreja? Na minha igreja, há 2 pessoas que usam o piercing, a lider da coreografia, nova convertida, que possui dificuldades de tirá-lo por causa de seus parentes mundanos que implicam com as mudanças do novo nascimento,e para evitar conflito, mesmo incomodada pelo espírito santo não o tirou, e uma menina também da coreografia que o pôs recentemente(no nariz). Como sou Cristão nato, achei um absurdo essa prática entra em conflito direto com nossos costumes.

    ResponderExcluir
  60. Pr. Paulo. A Paz do Senho Jesus Cristo seja contigo!

    Meu Irmão em Cristo e eu, gostaríamos de saber se apos praticar sexo com a esposa, pode-se tomar a santa ceia?
    Ou temos que nos consagrar para isso?
    Que Deus te abençôe, e continue prosperando o teu ministério.

    ResponderExcluir
  61. A paz do senhor, pastor Paulo, eu sou casado mas não civilmente!isso nus impede tomar santa ceia eu e minha esposa?

    ResponderExcluir
  62. A paz do Senhor Pastor...
    Me converti há quase 2 anos..Há 19 anos sou casada mas não legalmente.Meu marido não quer saber da Igreja e não acha que casar seja importante.Por isso ainda não pude me batizar..O Pastor da igreja conversou comigo e me liberou p/ batismo...Nesse meio tempo meu marido aceitou q casássemos quando a construção de nossa nova casa ficasse pronta.Ainda falta muito e não temos previsão p/ término.
    Ontem aconteceu uma coisa q me tem perturbado a mente e o coração...Durante a santa ceia ( eu só assito),outro Pastor chamou a frente quem eram as pessoas q eram as unicas crentes da familia....eu fui..e simplesmente meu cerebro apagou...eu participei da ceia..só me dei conta disso qd voltei p/meu lugar..ninguem me impediu..ninguem me alertou..estou muito envergonhada...Hoje tem círculo de oração feminino e não sei como abordar o assunto.
    Obrigada pastor
    Patricia Coiro- Gravataí-RS

    ResponderExcluir
  63. Anônimo disse...
    Graça e Paz Pr Paulo,

    Muito me interessei por seus ensinamentos e gostaria de saber qual sua posição e atitude em relação a meu problema:
    Sou membro da igreja, batizado, casado e pai de dois filhos... briguei com minha esposa fomos até a delegacia,nos expomos ao ridículo e tudo mais... logo apos minha separação que durou 3 dias nos reencontramos e nos perdoamos e decidimos voltar e criarmos nossos filhos e nos dedicar ainda mais na igreja, larguei um curso de direito que fazia a noite para congregar ainda mais e logo de pronto conversamos com o nosso pastor ele ficou feliz e tudo mais, só que me impôs uma disciplina de nao participar da santa ceia por 3 meses nem teria oportunidade nenhuma de orar nem pregar na igreja, achei razoável sua imposição mais discordei veementemente da impossibilidade de participar da santa ceia, por achar que é ordenança do dono da Igreja e reconhecendo seu ministério como Pastor e anjo da igreja jamais poderia contradizer a ordem do dono o Senhor Jesus.... qual seria seu parecer ha vista desses fatos como lhe pedir acima????
    Que Deus continue lhe abençoando RICAMENTE por seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  64. Pastor Paula, Graça e Paz da parte de CRISTO.
    Vi teu blog sobre santa ceia e adicionei o Sr. no meu Blog: www.sempreemcristo.blogspot.com

    O Sr. Tem um pensamento muito parecido com o meu.
    Que DEUS continue te abençoando.
    um forte abraço

    ResponderExcluir
  65. A PAZ DO SENHOR ! Por favor pastor me tire uma duvida moro com meu esposo a 11 anos não somos casados no papel,temos um filho O Lucas de 10 anos de idade. Eu e minha família estavamos em uma igreja ficamos lá durante um ano e não famos batizados o pastor falava que ainda não estavamos preparados uma irmã falou que eu não podia me batizar enquanto não casasse no papel enfim saimos de lá e ficamos afastados da presença do Senhor por um ano. Agora estou em outra congregação a 2 messes e o pastor falou que eu e meu esposo podemos nos batizar sim participar da santa ceia e quando estivermos com condições nos casar no papel .Agora eu fiquei na duvida posso ou não posso me batizar sem ser casada no papel pois meu batismo esta marcado para o dia 7 de setembro. E agora o q faço? Desde já obrigada pela atenção que Deus continue abençoando vc e toda sua família...

    ResponderExcluir
  66. a Paz do senhor pastor tenho lido seus comentarios e gostaria de saber de algo..
    congrego em uma igreja que está acontecendo mais ou menos assim,se chega um novo convertido e aceita Jesus hoje ele já é convidado a participar da ceia e se logo em seguida na semana seguinte tiver batismo ele ja pode batizar eu tenho um vicio que eu nao me sinto digno de cear o espirito santo nao confirma em meu coraçao que devo e ao final dos cultos de santa ceia sou rodeados de irmaos me indagando o porque que eu nao ceei que a ceia fortalece o espirito e etc .I Coríntios 11.28 e 29, diz: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Penso que sendo assim eu estarei indo rumo a minha propria condenaçao e a salvaçao é individual entao eu continuo nao aceitando essa nova doutrina eu nao vou cear só porque eles dizem que eu devo queria que eles me mostrassem na palavra sendo o homem tem que examinar-se entao eu sabendo que quando chegar em casa vou acender um cigarro nao participo do corpo de Cristo que pra mim é algo muito sério a celebraçao da ceia espero que tenha me entendido e aguardo sua resposta amado irmao em Cristo se puder me contatar por email wagner192@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Pastor, sou uma moça solteira e sempre fui evangelica, nunca fiz nada tão grave q me impedisse d tomar a ceia do Senhor, e estou namorando c um moço evangélico tbm e ja faz 5 anos q estamos juntos e esse mes agora faltando 3 meses antes do nosso casamento, nós acabamos nos cedendo e assim fizemos sexo e agora nã podemos tomar ceia?

    ResponderExcluir
  68. Amada, irmã em CRISTO JESUS, você ja demostrou o arrependimento , peça Perdão a DEUS e pode Ceiar, evite novamente o ato antes do casamento. pois tu és importante para CRISTO.

    ResponderExcluir
  69. Eu estou aqui pensando como os pastores mudaram a ponto de dizer que a pessoa que não é casada civilmente pode pode participar da Santa Ceia.

    Examinar a si mesmo que a Bíblia diz, é:

    01 - Ser batizado e salvo. ( Marcos 16:15 ).
    02 – Andar na luz. ( II Coríntios 6:14 ).
    03 - Ser santo em todo procedimento. ( I Pedro 1:15 ).
    04 - Não amar o mundo. ( I João 2:15 ).
    05 – Andar em novidade de vida. ( I Coríntios 5:17 ).
    06 - Ser imitadores de Deus. ( Efésios 5:1 ).
    07 – Praticar a Palavra de Deus. (João 5:24-29 ). 08 - Viver em santidade. ( Hebreus 12:14 ). 09 - Vigiar. ( I Pedro 4:7 ). 10 - Não encobrir os seus pecados. ( Mateus 7:21-23 ). 11 - Obedecer ao Espírito Santo. ( Atos 5:32, I Pedro 5:32 ). 12 - Obedecer a Jesus. ( Hebreus 5:9 São João 3:33 ). 13 – Renunciar a vida. ( Lucas 14:33 ). 14 – Ser santo no corpo, alma e o espírito. ( I Tessalonicenses 5:23 ). 16 - Andar como filho da luz. ( Efésios 5:8 ). .17 - Andar como Jesus andou. ( I João 2:6 ). 18 - Não anda na carne. ( Romanos 8:5-8 ). 19 - fazer a vontade de Deus. ( Mateus 7:21 ). 20 - Andar na sã doutrina. ( II Timóteo 4:3-4 ). 21 - Não se apostatar da fé. ( II Timóteo 4:1-2 ). 22 - Ser santo. ( Levítico 20:26 ). 23 - Ser sem defeito. (Colossenses 1:22)
    24 - Não andar pecando habitualmente. ( I João 4-4-9 ) 25 - Dar fruto. ( João 15:1-2 ) 26 - Não andar com más companhias. ( I Coríntios 15:33 ). 27 - Ser limpo de coração. ( Mateus 5:8 ). 28 - Condenar as obras das trevas. ( Efésios 5:11 ).
    29 - e outros. ( I Coríntios 6:9-10 ).
    Quem participa da Santa Ceia indignamente, está condenado:
    “29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.”

    Comentário: Você percebeu que aqueles que participaram da Santa Ceia indignamente, ficaram fracos, enfermos e até morreram?

    Quem não é casado(a) civilmente está em pecado da prostituição.

    Veja o que o apóstolo Paulo disse:

    "1 ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
    2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido." (I Coríntios 7:1-2).

    O apóstolo Paulo disse que quando a pessoa casa acaba a prostituição.

    é por isso que em I Timóteo 4:1 a Bíblia diz:

    " MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios."

    ResponderExcluir
  70. graça e paz pr,sou cooperador da obra,sempre tomei santa ceia desde quando me convertir a jesus,e esse dia eu tomei,e um diacono(dirigente) conduziu a ministracao,e o meu espirito ficou conturbado com isso,estar certo,devo continuar tomando,me mostre uma luz na palavra de deus.graca e paz

    ResponderExcluir
  71. Obrigada Pastor, mas me tira só mais uma dúvida, sou da Assembleia e de acordo c a igreja eu devo confessar ao pastor q nos fizemos sexo e ele terá q nos deixar 3 meses d banco, mas será q isso esta correto? Devo confessar ao meu pastor ou não?

    ResponderExcluir
  72. querido e amado pastor,achei este blog e estou confiante em Deus na sua sábia resposta,pois és homem de Deus.Bom meu dilema é que me batizei +ou- aos 16 anos no rio são francisco por um pastor que mais tarde,bem mas tarde entrou em pecado com uma moça da igreja e acabou engravidando-a,mas isto é ou já foi problema dele com Deus. o fato é que depois de eu ser batizado algum tempo depois sai da igreja e pequei muito sempre procurando sexo pois era meu grande fraco por isso pequei contra meu proprio irmão,hoje apos mts anos já casadoe bem casado vivo sofrendo com uma dúvida grande,"preciso me batizar novamente,sou membro de uma igreja,estrumentista,diacono mas isto sempre me vem a cabeça,se devo ou não batizar-me de novo,sou maduro agora em minhas atitude arrependido pelo pecado contra meu irmão carnal,já pedi perdão a ele,somos amigos,venho tentando ganha-lo para Cristo visto que ele também tem um pecado grave e acha que nao tem perdão para ele,mas lendo a biblia sabemos que ha sim perdão.Amado pastor estão alongando mt,perdoa-me,minha pergunta é saber se devo batizar-me novamente após ter abandonado a Deus por tão gd tempo e feito tantos pecados?lembrando que já sou membro efetivo de um corpo de membro numa igreja,a PAZ do SENHOR.js

    ResponderExcluir
  73. A PAZ DO SENHOR PASTOR....
    PASTOR GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DUVIDA,MEU MARIDO É DIACONO DA IGREJA,MAS AINDA NAO É DIZIMISTA.
    GOSTARIA DE SABER SE É PECADO ELE TOMAR A SANTA CEIA?

    ResponderExcluir
  74. PAZ DO SENHOR P/ TODOS......EU SOMENTE QUERO AGRADECER.....AO PASTOR PAULO.....VEJO MUITOS IRMÃOS SAINDO DA PRESENÇA DE DEUS.....POR MOTIVOS DE MANDAMENTOS DE HOMENS.....QUE NÃO PODE TOMAR SANTA CEIA.....ME RESPONDA PASTOR....É BIBLICO QUE AS IRMÃS NÃO PODEM USAR CALÇAS,BRINCOS.....AONDE STA ESCRITO......DESDE DE JÁ EU AGRADEÇO A RESPÓSTA......RICARDO

    ResponderExcluir
  75. Graça e paz pastor, na minha igreja o pastor prega que quem está em disciplina não pode participar da ceia do senhor, fora que não é casado,não é batizado, etc... enfim o que devo fazer? como simples membra eu posso colocar para ele a verdade baseada na biblia como o seu estudo?(que alias achei muito bom). Muito obrigada que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  76. Olá a paz do senhor para todos. Tenho uma dúvida, eu frequentava uma igreja muito grande de aproximadamente 6 mil membros onde aprendi que crianças até 11 anos e pessoas sem serem batizadas não podem tomar SANTA CEIA,agora estou visitando uma igreja pequena de aproximadamente 100 membros onde sou muito bem acolhida, veja bem nessa igreja qualquer pessoa pode ceiar desde criançinhas até mais velhos se serem batizados, fico na dúvida se isto está correto, existe algúm lugar na Bíblia onde determina que para tomar SANTA CEIA tem que ser batizado na águas?

    ResponderExcluir
  77. A Paz do Senhor Jesus.
    Gostaria muito que o senhor respondesse esta questao, pois foi colocada e eres identica a minha.
    gracias.
    ja esta add no msn.

    Pastor Paulo, a paz do Senhor! Meu nome é Fábio, gostaria de entrar num asunto com o senhor, o qual causa muita dúvida ás pessoas.
    Em muitas igrejas, só se pode ceiar e ser batizado nas águas, aqueles que são casados por Lei.
    Quero especificar as pessoas que moram juntas como marido e mulher, sem oficialmente serem casadas.
    Ora em Gênesis 2:24 diz:Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne;em nenhum momento, pelo menos desconheço, a bíblia cita que é apenas válido o casamento que a nossa cultura conhece ( civil e religioso).
    Ora Jesus vei cumprir a Lei, e nos mostrou que devemos ser sinceros , verdadeiros nas nossas obras o adorando de todo o coração.
    Visto isso, Por que, que duas pessoas que se amam, moram juntas e testificam de coração para Deus, esse amor, e testificam para os homens que estão juntas e as vezes têm até filhos, mostrando a todos que um é para o outro e em uma só carne vivem, por que elas são impedidas, em algumas igrejas, de participarem de algo tão maravilhoso que é o batismo e a ceia do Senhor.
    Esses que as impeddem não seriam semelhantes aos escribas e farizeus os quais não entram no céu e não deixam os outros entrarem, devido a essas criações de religiosidade?
    A minha opinião é que muitos estão perdendo o reino dos Céus por falta de comhecimento, por serem enganados e caírem em ensinamentos de demônios. Deus conhece os nossos corações e as nossas mentes. Qual é o ritual que vai fazer a gente entrar no reino de Deus? Que a paz e a graça de Deus esteja contigo meu irmão! Amém!

    ResponderExcluir
  78. A paz do senhor pastor,homem de Deus,pastor sou batizada,lavada e remida no sangue do cordeiro sou membro de um corpo na igreja,sou uma mulher de deus tenho comunhão com ele,sou casada mais tenho um grande espinho na carne eu fumo e não consigo parar de fumar sou crente em jesus a cinco anos e não consegui até hoje parar e por este motivo não participo da ceia estou me sentindo fraca,sinto necessidade de ceia o que faço devo perseverar e ceiar e deixar que o senhor jesus se encarregue pq pra mim acho impossivél mais creio em um Deus que tudo pode,já tentei mais é mais forte que eu muitos me aconselham a ceia pois me fortaleceria, na verdade nãos ei o que fazer me ajude em nome de jesus,louvo a Deus por sua vida e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  79. Graça e Paz Pastor meu nome é Ademar tenho uma duvida pastor quem ainda não é batizado não pode cantar no circulo de oração

    ResponderExcluir
  80. QUERIDO PASTOR OBSERVANDO A SUA PRIMEIRA RESPOSTA NO TOPO, FIQUE PREOCUPADO. A JOVEM INFORMOU QUE NAO ERA CASADA E QUE MORA JUNTO DO SEU NAMARODO A 5 ANOS, E ELA QUER CEIAR POREM NAO PODE, E TEME SER JUKGADA PELOS DEMAIS. E O SENHOR INFORMOU A ELA QUE ELA PODERIA CEIAR, POR QUE CEIA NAO SALVA NINGUEM. PARTINDO DESTE PONTO DE VISTA, ARGUMENTO A SEGUINTE SITUAÇAO, SERÁ QUE DEVEMOS FAZER ALGUMAS COISAS PARA SER SALVOS E OUTRAS COISAS NAO? OU SEJA UMA PARTE DA BIBLIA SE ENCAIXA NA MINHA VIDA OUTRA PARTE NAO?
    QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE MEU INTUITO NAO É TRAZER DISCORDIAS E AGRESSOES, E SIM TRAZER A LUZ DA PALAVRA QUE NAO PODEMOS EXIMIR ALGUMAS COISAS E OUTRAS NAO, ESTA JOVEM ACIMA NAO DEVE DE FORMA ALGUMA CEIAR. TENDO EM VISTA A SUA PENDENCIA, NAO JULGO ELA MAIS ORIENTO-A PARA QUE ELA TENHA SUA ALMA SALVA POR JESUS. MEU EMAIL samuelll.gomes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  81. ola pastor paulo sou uma jovem senhora,e antes de me casar tive um pequeno caso com um homem,o que acontece é que a 2 semanas eu me casei e ainda penso no mesmo,e infelizmente ainda o reencontrei de novo.não sei o que faço amo meu esposo e penso no outro...o que fazer? me dÊ uma luz pastor em nome de JESUS.........

    ResponderExcluir
  82. Olá pasto!gostaria que o senhor me tirasse uma duvida a respeito da ceia do senhor.sou evangelica e meu namorado e ateu, mas namoro com ele a 9 anos e me batizei em 22/01/2011 ate hoje so tomei a ceia uma vez pois tenho duvida se estou pecando em esta namorando uma pessoa incredula.desde já agradeço

    ResponderExcluir
  83. pastor sou evangelica meu marido não é ele quer batizar mas tem vicios de bebiba e cigarro´eu queria saber se ele poderia batizar.
    a igreja a qual eu aceitei jesus não concorda em batizar mas eu estou em outra que já concorda eu aprendi que não pode batizar; e agora fez um confusão na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  84. Realmente, fico apavorado quando vejo este "evangelho de facilidades" ´por isso que as igrejas "incham" não há mais respeito pela Palavra de Deus... Quando vemos que pastores(???) ajudam as pessoas a permanecerem no pecado, seja qual for... ao invés de ajudar a se recuperar é mais fácil meu amado ajudar a ficarem na lama... no pecado,
    Deus tenha misericórdia...
    (não somos juízes, mas devemos ajudar aos que estão na lama do mundo...venha como estás,(mas não permaneça desta forma, deixa Cristo te mudar)
    Fiquem com Deus e tenham discernimento, Deus vai te cobrar um dia amado pastor.

    Pr Adriano

    ResponderExcluir
  85. erivaldopereiradasilva@gmail.com5 de outubro de 2011 16:41

    pator paulo, e certo tomar santa ceia a pos ter discutido com meu irmao, algumas pessoas dizem q e deus te ilumine nessa resposta.

    ResponderExcluir
  86. já assisti coisas proibidas na internet, mas nao tão proibidas... enfim, sei que nao poderia assistir de qualquer modo. queria saber se ainda passo tomar santa ceia!
    Grata, ore por mim todos que lerem, obrigada

    ResponderExcluir
  87. ola pastor gostaria de saber se quando estamos com indiferenca com uma pessoa na igreja e nao adianta pedir perdao pois sempre ela me faz algo e volto a me xatear as vezes xego a ter raiva dela como devo agir diante da santa ceia,eu axo que essa pessoa nao e normal,pois nao e so comigo sao varias pessoas que sofrem com ela?as vezes to muito irada e nao ceio mas queria saber o correto?posso ou nao ceiar?

    ResponderExcluir
  88. carol

    olá pasto Boa noite eu moro com companheiro não sou casada mas estou me casando pro fim do ano agora de dezembro quando me casa no civil antes da igreja eu posso me batizar nas aguas, pq o pasto disse que so posso quando me casa no civil e na igreja ,pois vou casa na igreja tb so que no momento não dar poor condições financeiras um de cada vez.

    ResponderExcluir
  89. a pessoa que tem fraqueza de se masturbar,mas não consegue largar a fraqueza pedir perdão sempre pode ceiar.

    ResponderExcluir
  90. Amado irmão, Deus não leva em conta o tempo da ignorância, porém vejo segundo sua pergunta, que esta pessoa faz do pecado uma rotina, peca sabendo que está errado e pede perdão e vai denovo para o pecado eu recomendo que tal pessoa não ceie, procure o seu lider e confesse o pecado e juntos ore por uma restauração espiritual e e antes de ceiar julgue a si mesmo se vai pecar denovo no caso a mastubação, avalie se está apto eu acho que não pois está com uma mente voltada para o pecado, faça com seu lider um proposito de libertação de DEUS o liberte e o abençoe a cada momento.

    ResponderExcluir
  91. claudir g da silva14 de maio de 2012 17:39

    poso da aceia na igreja aondi estou na liderança mais sou diacono desa igreja

    ResponderExcluir
  92. Irmãaos,

    Frequento a igreja á um tempo , sou batizada e a um bom tempo ando saindo com um homem casado ,posso tomar a santa ceia/?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz amada, no seu caso você está em pecado de prostituição, e ele em adulterio, você deve se reconciliar com Jesus e largar este homem pois ele é casado é de outra mulher, pecado de cobiça, você sabe do pecado e por isso aconselho não participar pois está traindo a esposa deste homem assim como judas traiu Jesus. Deus a liberte e abençõe.

      Excluir
  93. A Paz Pastor Paulo!!!
    Gostei muito da clareza e da maneira como o Sr. explicou e comprovou através da Santa palavra sobre as condições de se participar da Santa Ceia do Senhor.
    No Ministério que eu freqüento é passado o mesmo ensinamento, ou seja conforme a Bíblia ensina, sem doutrinas. Porém tenho um Tio que é convertido a mais de 25 anos e freqüenta um dos ministérios mais Antigos e tradicional do país (AD), e neste final de semana estive na reunião de domingo participando da Santa Ceia do Senhor, eu, minha esposa e minha mãe (que ainda não se Batizou nas águas).
    Tenho orado muito para que o Senhor toque em seu coração e que ela tome esta decisão.
    Visto que, ela tem freqüentado com compromisso todos os domingos em minha companhia as reuniões na Igreja.
    Mas voltando a minha questão, assim que saímos da Igreja eu fui levar ela até a casa dela e entrando na residência encontrei este meu tio sentado na mesa da cozinha com a Bíblia aberta sobre a mesa. Cumprimentei e fui até os fundos da casa onde eu precisava pegar um objeto meu que estava lá. Ao voltar fui surpreendido !!!
    Ele direcionou a palavra a mim Dizendo que minha mão não podia participar da Santa Ceia e que o Pastor e Igreja que eu freqüento estava errada em servir a Santa Ceia a ela.
    Além disso, me questionou se eu e a minha esposa éramos Batizados, por que senão nós também não poderíamos participar e assim foi blá, blá, blá, e disse: Por que na minha Igreja, o Pastor fala antes de servir a Santa Ceia; que não é para servir quem não é batizado.
    Após ele dar explicações de como é feito na Igreja dele ele leu o livro do 1 Coríntios 11, 17-34, com a intenção de provar através daquela passagem que ela não podería participar da Santa Ceia e quem não é Batizado.
    Como eu não só acredito, mas tenho certeza que eu estava cheio da presença do Espírito Santo naquele momento, eu deixei ele falar até ele concluir o pensamento dele, e em seguida eu disse:
    No meu entendimento e através da palavra que Deus tem revelado em meu coração e através do ensinamento que eu tenho aprendido através do Ministério que eu freqüento, eu acredito que;
    Para que a pessoa possa participar da Santa Ceia ela deve analisar-se a si própria e a partir do momento que ela decidiu participar da Santa Ceia, ela não poderá continuar vivendo em pecado.
    Isto que você esta me passando é parte de uma Doutrina, e Doutrina criada por Homens.
    Para completar eu disse:
    Eu creio no que esta escrito na sagrada escritura e não é isso que você acabou de ler, por isso eu não posso dizer se minha mãe pode ou não participar da Santa Ceia, isso cabe somente a ela, e na sua própria avaliação.
    Naquele instante, ao meu ver o motivo da revolta dele era pelo fato de que nós freqüentamos um Ministério diferente do dele.
    Para finalizar o assunto eu disse que nós estamos discutindo doutrina e religião e que isto só estava fazendo com que nós nos afastássemos de DEUS.
    Em seguida me despedi e me retirei.
    Gostaria de saber se do seu ponto de vista eu agi certo e se neste dia poderia ser o Diabo tentando me afastar de DEUS?
    Obrigado Pastor Paulo que Deus continue iluminando os teus passos e te dando muita sabedoria para ajudar as pessoas a encontrar o caminho da Salvação!!!
    Um abraço e fique na Paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  94. A Graça e Paz, irmão nós devemos nos batizar que é o selo final da comunhão com cristo isto quer dizer a somos totalmente ligados a cristo e remissao de todos os nossos pecado, porém sua mãe se ela confessou a CRISTO como SALVADOR e SENHOR da sua vida ela deve e pode participar da Santa ceia pede para ele te mostra nabiblia qual dos apostololos eram batizados para participar da ceia, e onde diz que devemos ser batizado para participar da ceia, AGORA CLARO QUE DEVEMOS NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE QUE TIVER SE BATIZAR TEM PESSOAS QUE TEM OPORTUNIDADE E NÃO QUER . DEUS ABENÇÕE

    ResponderExcluir